quarta-feira, 15 de julho de 2015

Sem passar apuros: o passo a passo da troca de pneu

Veja algumas dicas do que fazer quando esse imprevisto acontecer
Seja em decorrência do desgaste natural, furo, ou qualquer outro tipo de avaria, é muito comum que um carro tenha um pneu furado ao longo de seu uso. O importante é que os proprietários saibam exatamente como e quando agir nestas situações. Neste guia você poderá aprender um pouco mais sobre os pneus, procedimentos sobre as trocas e como mantê-los para que eles tenham uma vida útil prolongada.

Troca-de-pneu




Prevenção

O primeiro cuidado a ser tomado é prevenir qualquer tipo de eventual problema, como os furos, rasgados, desalinhamento das rodas que sustentam, por exemplo. Existem algumas atitudes básicas que devem ser levadas em consideração para que seu veículo tenha sempre um bom desempenho. Neste caso, a atenção deve estar voltada para:

- Escolha adequada: o peso, tamanho e modelo do carro devem ser considerados no momento da escolha dos pneus. O manual de instruções do seu veículo vai sugerir qual o tipo mais indicado.

- Calibragem: a calibragem constante é essencial para que eles apresentem um bom desempenho. No manual de instruções de seu veículo você poderá encontrar qual a frequência indicada para realizar a calibragem e a pressão correta para seu tipo de carro.

- Alinhamento: quando não realizado periodicamente, pode comprometer a qualidade dos pneus. O mais indicado é que o alinhamento seja feito a cada troca ou a cada 5000 km rodados.

- Balanceamento: alinhamento da altura das rodas em relação ao centro do eixo. É um ajuste de molas e suspensão. Também deve ser realizado em toda troca e a cada 5000km rodados.

A troca

Você deverá consultar o manual de seu veículo para saber quando eles devem ser trocados. Após essa consulta você irá procurar uma oficina de sua confiança que realize o serviço.

Se você estiver com o veículo em movimento e por algum motivo seu pneu furar, não se desespere, basta seguir os seguintes passos para realizar a troca:

- Estacione: assim que possível e em um lugar plano e seguro.

- Sinalize: para sua própria segurança e para a segurança de outros motoristas, coloque o triângulo de sinalização pelo menos a 40 metros de distancia do veículo. Caso você esteja parado em uma curva, tente sinalizar também com outras coisas. Galhos de árvores são muito úteis.

- Ferramentas necessárias: mantenha o “kit para troca” sempre dentro de seu veículo. Ele contém as ferramentas necessárias para realizar o serviço. São elas: Triângulo de sinalização, Chave de roda e Macaco hidráulico.

Para a troca, o primeiro passo é utilizar o macaco hidráulico para erguer o veículo, posicionando a ferramenta próxima à roda. Após colocar o veículo em uma altura consideravelmente mais elevada que o chão, utilize a chave de roda para desparafusá-lo e retirá-lo do eixo girando as porcas no sentido anti-horário. Encaixe o estepe e parafuse-o adequadamente, girando as porcas no sentido horário. Certifique-se de que a roda está bem presa ao veículo e retorne-o para a sua posição inicial.

O estepe

É o pneu reserva do seu veículo e você não deve deixar o seu carro sem ele. Caso um de seus fure e seja necessário trocá-lo pelo reserva, providencie o reparo no que furou e assim que possível recoloque-o no lugar do estepe.

Caso seja necessário, acione sua seguradora

A maioria das seguradoras oferece o serviço de troca em suas apólices. Caso você não se sinta seguro para realizar a troca, ou se mais de um pneu furar, é possível acionar sua seguradora para que ela providencie a troca para você.

Tente seguir sempre essas dicas que você terá sucesso na hora da troca. Faça sempre as revisões necessárias e mantenha a calma em caso de acidentes.

Fonte: http://goo.gl/pd1ADx

Nenhum comentário:

Postar um comentário