quinta-feira, 30 de julho de 2015

Liberdade na estrada: confira dicas para uma viagem segura de moto

A manutenção do veículo evita os riscos de um retorno antecipado



O vento no rosto e a possibilidade de trafegar enquanto os carros e
estão parados em congestionamento são alguns dos atrativos de viajar de moto. Fazer manutenção e estar com a documentação em dia é o mínimo que se espera de um condutor. Mas quem não segue algumas regras pode enfrentar dores de cabeça. Atitudes simples e acessórios baratos deixam a viagem mais segura e confortável.

Diretor de mototurismo da Federação Gaúcha de Motociclismo, Humberto Lague é um dos mais experientes viajantes em duas rodas do Estado. Desde 1983, jamais passou uma temporada sem rodar milhares de quilômetros no Brasil ou na América do Sul. Há três anos, rumo à fronteira entre Chile e Argentina, aprendeu na prática mais uma lição:

“Estávamos em três, cada um numa moto, todas sem protetor de manete. Parece uma peça sem utilidade, mas o frio gelava as mãos. E um amigo machucou o dedo com uma pedrinha jogada por um carro. Vivendo e aprendendo”, conta.

Nos dias mais ensolarados, viajar de bermuda é um convite. Mas, além de perigoso em caso de queda, traz riscos à pele.

“O condutor não percebe por causa do vento, mas o sol age. Ao redor de lagos ou rios, fica pior, pois os raios refletem na água e voltam para o motociclista”, explicou.

O caderno Sobre Rodas do jornal Zero Hora (edição de quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013) publicou uma série de dicas para manter a motocicleta pronta para viajar. Leia a matéria na íntegra na edição impressa.

Fonte: http://goo.gl/mZ2nkO

Nenhum comentário:

Postar um comentário