segunda-feira, 20 de julho de 2015

DE OLHO NAS BORRACHAS PARA EVITAR INFILTRAÇÃO


Por meio de cuidados simples e checagem visual, é possível se precaver da entrada de água no interior do carro. Fique de olho no estado de selos e borrachas de vedação!

Não é preciso encarar locais alagados para entrar água no carro. Basta falta de cuidado com borrachas de porta, por exemplo, para o habitáculo ser “invadido”. Especialmente se o carro estiver parado em um local ruim, como rente à uma guia em descida. Foi o que ocorreu com o comerciante Cláudio Delbiagi. Surpreendido por uma forte chuva de verão que assolou o bairro do Ipiranga, em São Paulo, seu hatch importado recebeu uma bela poça no assoalho dianteiro. “Quando consegui chegar ao carro e abri a porta, não acreditei no que vi! Dava para tirar a água de canequinha”, relata. “Depois fui olhar a borracha que veda a porta do motorista e notei que estava solta no centro. Só isso bastou para ter o aguaceiro que causou mau-cheiro por dias”.
Borrachas de vedação da porta podem perder efeito com o tempo 

Segundo o analista técnico do CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária), Gerson Burin, a qualidade das borrachas de portas dos veículos – chamada de guarnição – varia bastante. “Somente a espessura das guarnições não determina a qualidade de vedação das portas. De maneira geral, modelos off-road e picapes são feitos para suportar melhor o ataque tanto de água, como de terra e resíduos”.
Segundo o expert, “desenho e a distância entre as portas e a carroceria, por exemplo, também influenciam na valentia (ou não) do veículo contra água. São locais nos quais raramente se limpa ao lavar o carro. Por isso, podem sofrer deteriorações graças a presença de resíduos”. Todas portas contam com um orifício de dreno para água, locais que podem estar obstruídos e valem checagem.

Limpeza simples
Segundo Burin, a melhor maneira de limpar as guarnições de portas é passando um pano umedecido em água. Se estiver muito sujo, deve-se usar detergente neutro. O uso de silicone líquido pode até proteger a borracha a longo prazo, mas acaba por impregnar mais resíduos.
Não há um tempo de vida pré-determinado para as guarnições. Assim como demais borrachas, elas sofrem com tempo de uso e calor excessivo. Por isso, podem até encolher de tamanho e a vedação fica insuficiente. Borrachas com ondulações e deformações também deixam a água e resíduos adentrarem o habitáculo.
Nestes casos, o ideal é trocar as guarnições em concessionária ou oficinas especializadas em borrachas e pára-brisas. E por falar no grande vidro dianteiro, este é outro local em que pode haver infiltração. “Quando você compra um carro usado, por exemplo, não sabe se o pára-brisa foi trocado. Atualmente colados na carroceria, devem ter o serviço de reposição bem executado. Do contrário, a água tende a escorrer aos poucos pelo painel do carro”, diz o técnico.
Outros locais que valem checagem visual são os selos da parede corta-fogo do motor, locais por onde passa o cabo de embreagem e chicotes. “Estes selos não foram feitos para resistir a uma enxurrada. Se estiverem rasgados ou em mau-estado, são locais a serem checados/trocados”. E Burin completa: “Abaixo do assoalho dianteiro também há outros selos, que tapam os orifícios responsáveis pela saída de elementos químicos após a pintura na montadora. Embora sejam herméticos, podem ter se soltado ou deformado. Estes sim, podem ser grandes causadores de entrada de água”, completa.
Carros com teto solar também podem ser vítimas de infiltração
Carros com teto-solar também podem sofrer com infiltração, muitas vezes por falta de hidratação do tecido que veda e circunda a “janela superior”. O cuidado deve ser feito usando vaselina específica, encontrada em lojas que trabalham com tetos-solares.
Por fim, deve-se regular o fechamento das portas – em especial nos carros usados. Trata-se de algo simples: é feito por parafusos de borracha com rosca, que dão mais ou menos pressão na hora de fechar uma porta ou a tampa traseira.
Pode parecer besteira, mas após encarar uma bela enxurrada tropical, estes pequenos cuidados (e gastos) parecerão muito maiores e mais importantes!

Fonte: http://goo.gl/UHtrV

Nenhum comentário:

Postar um comentário