sexta-feira, 3 de julho de 2015

Oxidação do óleo pode fundir o motor; entenda

Trocar o óleo e filtros do carro na hora certa é medida fundamental para garantir o bom funcionamento do motor do veículo. O lubrificante vencido pode oxidar e até fundir o motor.

“Uma forma de manter a qualidade e eficiência do óleo do motor é fazer a substituição a cada seis meses de uso. Após este período, o lubrificante pode ficar vulnerável ao processo de oxidação”, explica Jair Silva, supervisor de serviços da Nakata. Fatores como contaminação por água e combustível adulterado também contribuem ainda mais para a deterioração do óleo.

Por isso, se o motorista não atingir a quilometragem estabelecida pela montadora em seis meses, é importante trocar o lubrificante de qualquer forma. Segundo Silva, não fazer a troca no prazo adequado resulta na degradação do óleo, criando borras no pescador da bomba de óleo. “Isto provoca entupimento dos dutos de passagem que pode acabar fundindo o motor”, adverte.

O supervisor de serviços da Nakata ressalta também que o motorista deve ter atenção ao verificar, periodicamente, as condições do óleo do automóvel. “A análise deve ser feita com o carro nivelado e com motor frio ou pelo menos cinco minutos após desligado”, comenta Silva. O motorista deve sempre seguir as indicações contidas no manual do fabricante do veículo sobre especificação do tipo de óleo e o intervalo para efetuar a troca.

Cor do óleo

O fundamental nas trocas de óleo é observar os prazos recomendados pela montadora. Ao contrário do que muita gente pensa, o fato do óleo estar preto na hora da verificação não significa que ele está vencido. Pelo contrário, é indicativo que está executando a limpeza das peças internas do motor corretamente.

Fonte: http://goo.gl/r34FB9|

Nenhum comentário:

Postar um comentário