sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Sistema elétrico dos carros precisa de revisão periódica



O sistema elétrico dos carros é o grande responsável por controlar toda a tecnologia instalada nos modelos. O problema é que, com essas tarefas, as chances de pane são grandes devido à quantidade de energia empregada nesses apetrechos tecnológicos. Por isso, são necessárias revisões periódicas.

As panes elétricas são as causas mais comuns de problemas no carro. Isso acontece por conta do uso severo do veículo, como longos engarrafamentos em estradas. A verificação do sistema elétrico deve ser feita regularmente, explica Antônio Gaspar de Oliveira, diretor do Sindirepa-SP, o Sindicato dos Mecânicos de São Paulo. “É ideal que a revisão de todo o sistema seja feita a cada seis meses por conta do uso excessivo dos carros. Com a correria do dia a dia, fica difícil realizar essa avaliação tão periodicamente, então se deve revisar sempre que a bateria concluir um ciclo, que geralmente dura dois anos”.

O alternador é peça-chave nesse sistema. É ele que abastece os componentes eletrônicos quando o motor está em funcionamento. Além disso, produz a energia usada para recarregar a bateria. Portanto, quando o problema está localizado nessa peça, a recarga da bateria fica comprometida, afetando todo o sistema. Fique atento à correia do alternador. Caso ela arrebente, a bateria não irá carregar e, em breve, o veículo irá parar de funcionar. Recomenda-se a revisão da correia a cada 10 mil quilômetros ou seis meses.

Bateria

A bateria é a responsável por alimentar todo o sistema quando o carro está desligado e, por conta disso, pode sofrer panes. Ligar e desligar o motor sucessivamente durante os congestionamentos podem prejudicar a bateria. Aquele hábito de deixar o som ligado com o carro desligado também pode comprometer a bateria. Deve-se evitar deixar luzes, faróis, lanternas e som ligados com o carro parado. Assim, o desperdício de energia é evitado, diminuindo as chances de colapso.

Observar o painel é fundamental para identificar problemas elétricos, observa Gaspar. “O carro fala com o motorista. O motorista que geralmente não entende o que se passa com o veículo. É imprescindível que o condutor fique atento aos sinais luminosos no painel. Sempre que houver um problema elétrico, uma luz vermelha, em formato de bateria, ficará acesa. Esse é o sinal de que algo não está dentro do normal e de que se deve procurar uma auto elétrica” concluiu o especialista.

|Fonte: http://goo.gl/TFkwns|

Nenhum comentário:

Postar um comentário