quinta-feira, 6 de agosto de 2015

10 coisas que você precisa saber antes de pegar carona

Aprenda de uma vez por todas a dar ou pegar carona em Florianópolis. Seja porque você pensa num mundo melhor, seja porque o transporte público não lhe atende, a carona pode ser uma alternativa para sua rotina. Para lhe ajudar, a cobertura de verão do Diário Catarinense foi atrás de quem está acostumado a dar e pedir carona e preparamos um guia com 10 dicas para fazer bonito




1) Em boa companhia
Leve em consideração o horário em que pensa pegar carona e o trajeto que pretende fazer. Se estiver sozinha(o) ou acompanhada(o) de meninas, evite a madrugada e prefira pegar carona em rotas tradicionais, como o início da Osni Ortiga, na frente da escolinha do Rio Tavares e na entrada do Córrego Grande.

2) Comunique-seQuem se comunica, se entende. Converse com outros caroneiros para conhecer pontos de carona e melhores práticas.  Pergunte sempre primeiro para onde a pessoa vai e tenha clareza ao dizer o seu destino. Seja simpático, mas mantenha distância. Conversas sobre assuntos polêmicos estão fora de cogitação. 

3) Esteja limpoEstar limpo ajuda bastante na hora de conseguir carona. Caso tenha ido à praia, lembre-se de retirar o excesso de areia do corpo e não sentar com biquíni ou sunga molhada.

4) Dê boas referênciasAntes mesmo de entrar no carro, é possível indicar com uma plaquinha para onde você está indo. Não precisa ser nada sofisticado: papel e canetinha hidrocor já dão conta do recado. Se o motorista parou para lhe dar carona, facilite o seu trabalho dando boas referências do destino: supermercados, bancos, restaurantes ou mesmo uma parada de ônibus. 

5) Busque informaçõesSe for dar ou pedir carona para uma viagem maior, busque informações da sua carona ou motorista em redes sociais. Verifique se o perfil da pessoa no Facebook não é fake. Caso tenha encontrado sua companhia em grupos de carona, procure saber como foi a experiência de outras pessoas. Já na beira da estrada a dica é ficar atento; se desconfiar de algo, não pegue carona. 

6) O caso da comidaEspera-se que você não coma dentro do carro, principalmente alimentos que esfarelam ou contenham molho. Se estiver com muita fome e não puder esperar, pergunte primeiro se o motorista se importa que você coma dentro do carro. Mas esteja preparado pra ouvir não como resposta.

7) Seja um "sujeito com noção"Não sujar ou molhar o carro, ser simpático e educado, não fumar, não mexer no aparelho de som no carro, não abrir ou fechar a janela sem pedir. Essa é a lista básica para ser um bom caroneiro. Qualquer dúvida, pergunte. Certamente o motorista vai ser receptivo. 

8) Contribuição em dinheiroGeralmente não se pede dinheiro para trechos curtos, apenas para viagens longas. A saída é perguntar antes se tem contribuição e qual é o valor dela. Dependendo, chega-se a um acordo de onde vai lhe deixar por aquele valor, como na rodoviária da cidade.

9) Kit CaroneiroCaroneiro também precisa se cuidar. Protetor solar, óculos escuros e garrafinha de água são três itens essenciais para aguentar esperar a carona chegar. Boné para não torrar a cabeça no sol e uma sacola plástica para embalar seu guarda-chuva molhado também são boas pedidas. 

10) Caroneiro bom tem carona sempreSer uma pessoa agradável e educada garante bons contatos para caronas frequentes. Existem pessoas que fazem todos os dias o mesmo trajeto para levar os filhos na escola, por exemplo. Aproveite seu bom comportamento para garantir sua vaga cativa. 


Fonte: http://goo.gl/yKXVb4

Nenhum comentário:

Postar um comentário