quarta-feira, 3 de junho de 2015

Motorista deve ter cuidado ao mudar tamanho das rodas

O tamanho dos aros dos carros é determinado pela montadora com base estudos sobre o equilíbrio entre frenagem, estabilidade, aceleração e o conforto. A troca do aro é permitida. Porém, deve ser feita com cautela. Aumentar ou diminuir uma polegada influencia bastante no tamanho do pneu e, consequentemente, no comportamento do carro.

É importante salientar que o aumento do aro tem consequência direta sobre a diminuição do perfil do pneu. Caso você queira trocar o tamanho do aro, o primeiro passo é consultar o manual do proprietário para saber se a montadora do seu veículo recomenda.

Em caso de troca do tamanho do aro, é preciso haver uma compensação. Isso porque a altura total da roda (aro mais pneu) é uma dimensão importantíssima. Pode-se aumentar um aro. Contudo, em resposta, equilibre com a diminuição do pneu. Isso porque a tolerância máxima de aumento do conjunto é de 3% em relação à medida original.

Prejuízos

A mudança do tamanho do aro fora dos padrões recomendados traz desconforto e aumento de ruídos. Também poderá causar desgastes prematuros do sistema de suspensão. Componentes como mola e amortecedor são os primeiros a pedirem socorro. Essa descaracterização poderá também causar diminuição da estabilidade.

A mudança de pneus exige atenção com a calibragem, que pode mudar. Com pressão mais alta, a suspensão sofrerá e com pressão mais baixa, o consumo pode aumentar.

|Fonte: http://goo.gl/QU6G2v|

Nenhum comentário:

Postar um comentário