segunda-feira, 1 de junho de 2015

Confira cinco dicas para manter a segurança do carro no inverno

No inverno, não é apenas a parte externa do carro que necessita de cuidados especiais. Itens importantes como a bateria, freios, pneus, ar-condicionado e até os mais simples, como as palhetas, podem sofrer maior desgaste com a variação de temperatura e impactar diretamente na segurança dos passageiros. 

Segundo Leandro Vanni, engenheiro de serviços da Dpaschoal, os componentes citados podem precisar de mais atenção: "Nesse período, o veículo fica mais exposto às intempéries do tempo (chuva, neblina, etc.) e muitas funções são mais utilizadas, como bateria e ar-condicionado, por exemplo”, explica. De acordo com a rede de serviços, o número de substituições de bateria durante o inverno é elevado em 30%.


Confira a seguir, cinco dicas que garantem a segurança do carro durante o inverno:


1. Bateria: Não deixe componentes como lâmpadas e rádios ligados se o veículo estiver parado. Essa atitude economiza carga da bateria, aumentando a vida útil do item. Outro ponto de atenção deve ser o reservatório de gasolina dos modelos flex, movidos a etanol ou gasolina. A falta de gasolina no “tanquinho” aumenta o tempo de partida do motor em temperaturas baixas, forçando a bateria, que pode vir a ter falhas.

2. Ar-condicionado: Com o objetivo de manter o bom funcionamento do sistema de ar-condicionado (mais utilizado mas aquecer e desembaçar os vidros) e também o de preservar a saúde dos passageiros, recomenda-se realizar a higienização e fazer a troca do filtro a cada seis meses. Assim o carro fica livre de impurezas acumuladas no sistema de ventilação. “O inverno é um período onde as doenças respiratórias são mais recorrentes e se intensificam. Um dos fatores apontados para o agravamento delas é o uso do ar-condicionado que há muito tempo não passa por limpeza. Se bem higienizado e com filtros em boas condições, o risco de aparecer doenças respiratórias diminui”, relata o engenheiro. 

3. Pneus: Verifique as condições dos pneus do veículo, como a calibragem e o desgaste das bandas de rodagem. Em algumas regiões do Brasil, o inverno tem umidade elevada e chuvas. Com as vias molhadas e com poças d’água, o carro pode passar por aquaplanagem (quando uma fina camada de água entre a estrada e o pneu faz com que o veículo perca o contato com o solo), que ocorre geralmente em velocidades elevadas. A sensação ao aquaplanar é de ter o carro em linha reta, mesmo virando o volante, sem qualquer controle do condutor. “Com o pneu descalibrado ou com sinais de desgaste, o risco de o motorista perder o controle do veículo e provocar um acidente aumenta”.

4. Palhetas: Nas regiões onde a chuva é constante, o uso das palhetas é mais frequente. Para garantir boa visibilidade, as palhetas devem estar em boas condições, sem trincas e rachaduras na borracha ou se as extremidades estão cortadas. Essa situação deixa um fio de água durante o movimento da palheta, aumentando o risco do suporte e a estrutura riscarem o vidro. 

Para verificar as reais condições das palhetas, o especialista indica a realização de um teste caseiro: “Jogue uma pequena quantidade de água no vidro, e verifique se não ficou manchas ou riscos na superfície. Caso isso ocorra, procure um especialista para analisar a situação e identificar a necessidade de troca ou apenas conserto do braço de sustentação do item”.

5. Freios: Somando as situações climáticas da estação (chuva e neblina), a visibilidade do motorista fica prejudicada e exigem mais atenção ao conduzir. Nesses casos, ter os freios em boas condições garante segurança no caso de paradas bruscas. “A baixa temperatura não causa mudanças no funcionamento do sistema de freios, mas é importante tê-lo em bom estado. Verificar situação dos discos, pastilhas e fluído de freios são essenciais para que o motorista evite acidentes e tenha uma condução mais segura”, finaliza. 

Fonte: http://goo.gl/3aQk8W

Nenhum comentário:

Postar um comentário