quinta-feira, 21 de julho de 2016

O que fazer quando a bateria do carro arriar?


O carro foi uma das invenções que mais trouxe comodidade ao ser humano. Útil para transporte de pessoas e cargas, os proprietários desse veículo precisam estar atentos ao funcionamento do motor. Já imaginou sair de casa atrasado para um compromisso e a bateria do carro, arriar?
É um problema comum e acontece diariamente com muitos brasileiros. Mas não se estresse. Existe salvação para ressuscitar a bateria do carro. Siga nosso passo a passo e evite dores de cabeça.

Como recarregar a bateria do carro

Peça ajuda de outro veículo: Uma saída para recarregar a bateria arriada é fazer conexão com outro carro. Você fará a ligação da sua bateria (negativo/positivo) com a bateria de veículo auxiliar.

Encaixe os fios: Para recarregar a bateria do seu carro será preciso conectar os cabos positivo e negativo na bateria de outro veículo. Este precisa estar em funcionamento. Por isso tenha cuidado no manuseio dos fios.

Retire os cabos: Depois de recarregada a bateria, desconecte os cabos no outro veículo. É importante deixar o carro com bateria arriada ligado por cerca de 15 minutos até ele voltar a funcionar normalmente.

Dirija com marcha baixa: Depois de recarregar a bateria do seu carro está na hora de pegar a estrada. Porém, faça isso com marcha baixa. Não force seu veículo e procure auxílio numa oficina. Lá você poderá verificar se está tudo ok com a bateria e evitará futuros problemas.

Quais instrumentos são necessários na hora da recarga?

Para recarregar a bateria arriada você precisará de alguns itens como:
  • Cabos adequados;
  • Bateria auxiliar (com amperagem maior);
  • Equipamentos para sinalizar e evitar acidentes de trânsito;
  • Cuidados na hora de recarregar a bateria;
  • Luvas de borracha.
Além de utilizar os equipamentos corretos – nunca tente recarregar a bateria com fios domésticos – é necessário ainda evitar que os fios negativo e positivo da bateria se toquem. Caso isso ocorro a bateria pode ser danificada e, em casos mais graves, haverá princípio de incêndio.
Isso acontece porque a recarga da bateria libera hidrogênio. Em contato com a fagulha de uma chama o gás, que é explosivo, pode causar danos maiores do que perder compromissos. Se não souber manipular, procure ajuda de profissionais ou amigos.

Dicas para evitar ser surpreendido por problemas na bateria

O check-up do veículo é imprescindível para prolongar a vida útil do carro. E também é exigido pelo Código de Trânsito Brasileiro. Carros ou motos que, por algum motivo, apresentem perigo a vida de terceiros, podem ser multados e apreendidos.
Por isso antes de ir à rua com seu carro verifique as condições de funcionamento. No que diz respeito à bateria, esteja atento a:
  • Vida útil;
  • Temperatura do motor;
  • Nível de água.
A manutenção do veículo é necessária para evitar surpresas no trânsito. São tarefas simples e que você mesmo pode fazer em casa. Se não tiver conhecimento do assunto, não hesite e leve o carro até uma oficina. 
Fonte: https://goo.gl/QpRGk2

Nenhum comentário:

Postar um comentário