quinta-feira, 7 de julho de 2016

5 dicas para cuidar do motor do seu carro


Com alguns cuidados básicos, o motor do carro pode ter uma vida útil muito maior e manter sempre o bom desempenho.

Muitas pessoas se preocupam apenas com a aparência do carro, mas se esquecem de que assim como qualquer outro equipamento, o automóvel também precisa de manutenção, especialmente no motor, que é o responsável por fazê-lo se movimentar.

Considerado o coração do carro, o propulsor precisa de alguns cuidados simples (no mínimo) para funcionar corretamente e oferecer o melhor desempenho. Além disso, uma boa manutenção pode evitar o aparecimento de problemas, principalmente nas horas em que o motorista mais precisa do veículo.

A presença de fumaça expelida através do escapamento, baixa potência, ruídos estranhos e vazamento ou alto consumo de óleo lubrificante podem ser indicativos de que há algum problema no motor do carro.

Se você quer aumentar a vida útil do motor e evitar aborrecimentos e gastos com a oficina, confira algumas dicas para cuidar do motor do seu carro.


1. Fique atento à troca do óleo: Verificar o nível do óleo com frequência é importante. Responsável por refrigerar, lubrificar e limpar o coração do carro, o óleo é fundamental para o funcionamento do motor. Geralmente, a troca do óleo deve ser feita a cada 10.000 ou 15.000 quilômetros rodados, mas como cada veículo possui especificações diferentes, basta checar o manual do automóvel e seguir as recomendações. Além disso, verifique o nível de óleo com frequência, fazendo isso com o motor frio. Não se esqueça de também verificar a condição do filtro de óleo.

2. Faça a manutenção dos componentes do motor: O proprietário também precisa ficar atento aos componentes do motor, como verificar o estado de conservação das velas. Trocar as velas, filtros de ar e de combustível, além do carburador, dentro do período recomendado pelo fabricante, é outra maneira de manter o motor em bom estado de conservação e de evitar altos consumos de combustível. Fique atento ainda a outros componentes do motor e lembre-se que ele também precisa de água no sistema de arrefecimento, além de um aditivo para conservar as peças.

3. Use combustível de qualidade: Um bom combustível também auxilia no aumento da vida útil do propulsor. Na hora de abastecer o carro, utilize sempre combustível de qualidade, comercializado em postos de confiança. A gasolina aditivada traz detergentes especiais que ajudam na limpeza do sistema de injeção, enquanto a Premium é recomendada para motores mais potentes. Já a comum dispensa apresentações.

4. Não dirija com o motor superaquecido: Dirigir com o motor superaquecido pode causar sérios danos ao veículo. Caso o motor superaqueça, pare o carro imediatamente, em um local seguro, abra o capô e espere o propulsor esfriar para conferir o nível de água no reservatório (tome cuidado para não se queimar). Se a água estiver pouca, complete-a, mas nunca rode com o motor superaquecido, pois isso pode trazer sérios danos para o carro.

5. Não deixe de fazer as revisões periódicas: Para que o motor mantenha o seu bom desempenho sempre, manutenções periódicas também são necessárias. De tempos em tempos, leve o veículo ao seu mecânico de confiança, especialmente quando estiver para fazer uma viagem mais longa com o carro.

Fonte: http://goo.gl/8xN0RC

Nenhum comentário:

Postar um comentário