segunda-feira, 14 de março de 2016

Como não deixar o carro morrer - Aprenda a dirigir de uma maneira fácil


O que é deixar o carro morrer

É praticamente impossível nunca ter ouvido falar sobre o carro morrer ou carro estancar, até mesmo porque isso acontece com absolutamente todos os motoristas, pelo menos algumas vezes na vida.

Existem várias expressões para nomear a parada repentina do carro, como: deixar o carro morrer, estancar o carro, afogar, ir abaixo etc.

As expressões são as mais diferentes possíveis, de acordo com a região do Brasil do motorista, mas todas querem dizer e descrever a mesma situação.
Mas você já parou para pensar sobre isso?

O que é deixar o carro morrer? O que acontece nas peças, na mecânica do carro ou em nossa direção que leva à morte do carro?

O motivo é simples, e até óbvio: o motor é o responsável por gerar força que vai fazer o carro se movimentar, mandando essa força para as engrenagens e rodas. Se o motor mandar essa força e as rodas estiverem paradas ou parando, para onde vai essa força, já que ela não serve para girar os pneus do carro? É aí que o carro morre.

É como se o motor dissesse "Aí pneus, tomem a força pra vocês rodarem e fazerem o carro andar", e os freios dissessem: "Não, obrigado, não queremos andar, estamos parados ou parando". Então temos um impasse, um bota força e o outro bota dificuldade, querendo parar. 

Por conta dessa "confusão" mecânica, seu carro vai morrer e desligar.

Quando o carro morre

Existem uma série de ocasiões que fazem com que o carro venha a morrer, mas todas seguem aquele princípio básico de que o motor dá a força e os freios/pneus não querem receber essa força, querem ou estão parados.

Ou seja, o carro morre por estar nesse dilema.

Vamos agora falar sobre as principais ocasiões em que os carros morrem, explicar o motivo disso ocorrer (somente sabendo o motivo é que você vai aprender a dirigir bem e se tornar um bom motorista) e claro, ensinar e dar dicas sobre como não deixar o carro morrer nunca mais.

Você verá como dirigir um carro é fácil com a ajuda do Carro Fácil.

Carro morrendo ao frear

Um situação comum em que seu veículo morre é quando você está andando no seu carro, o motor está dando a força para engrenagens através das marchas para que essa força chegue nos pneus, para eles andarem, correto?

Se você pisar no freio até o carro parar totalmente, vai acontecer o dilema: o motor vai dar força, e você tá freando, fazendo com que os pneus parem.

A solução para isso é simples: evite que o motor passe a força para as engrenagens, isso é feito pisando na embreagem.

Por isso devemos apertar a embreagem quando estamos freando para fazer o carro parar totalmente.

Se estiver em uma velocidade mais alta, pode frear sem o pé na embreagem, vai parando o carro aos poucos, reduzindo a velocidade e fazendo os pneus girarem mais lentamente.

Mas se o carro estiver quase parando, como entrando na vaga de estacionamento ou chegando num sinal fechado, aperte a embreagem!

Carro morrendo ao sair / arrancar

Você, mesmo iniciante, já deve saber disso, mas não custa repetir: só saia com o carro de primeira marcha, senão seu automóvel vai morrer.
E por "sair" eu não me refiro só sair de casa, da garagem.

Parou no semáforo? Sai de primeira.
Parou no engarrafamento? Sai de primeira.
Parou para fazer a conversão? Sai de primeira.
Engarrafamento no viaduto ou rua inclinada? Primeira.

Ou seja, antes de sair, passe a marcha para a primeira (ou deixe na primeira), e saia nela.
Nada de sair nas outras marchas, senão seu carro morre.

O motivo dos carros morrerem ao sair é bem simples: ao tentar sair, o motor vai funcionar e criar força para movimentar o carro, concorda? Mas o carro está parado, então o motor vai mandar força e se as rodas não receberam essa potência, seu carro vai morrer pois vai estar naquele dilema..
 

Como sair corretamente com o carro, sem morrer

Agora que você já entende o motivo dos carros morrerem, vamos explicar de uma maneira simples, fácil e definitiva como dirigir bem, como dirigir corretamente para não deixar seu carro morrer.

Primeiro, coloque seu carro no ponto morto, ou seja, com a marcha no meio (ela fica mole nessa posição).

Para garantir que o carro não vá se movimentar (garagem inclinada), segure o freio e só agora ligue seu automóvel.

Aperte a embreagem até o fim, para o motor (que está no ponto morto) não se comunicar com o resto do carro.

Agora sim coloque na primeira, ou seja, você engrenou e preparou o motor para passar a força pro restante do carro, mas isso só não está ocorrendo porque seu pé está na embreagem, e ao fazer isso você corta a ligação do motor com o resto do carro.

Agora vamos sair, deixando que o motor passe a força para as rodas BEM DEVAGAR, e isso é feito soltando a embreagem BEM DEVAGAR, pois assim a embreagem vai se comunicando AOS POUCOS com as engrenagens do carro, então AOS POUCOS o motor do carri vai passando a força. E passando um pouco de força, as rodas começam a se mover. Passando muita força, o carro dá um solavanco (pois passou muita potência), e morre.

Por isso seu carro morre se você soltar a embreagem de uma vez, a força passa de uma vez também, e maneira correta de dirigir é soltando aos poucos. Mas você não deve soltar de uma vez, deve soltar até sentir uma tremedeira do seu carro, como ele tivesse pronto pra se mover.

Segure seu pé aí, nesse exato ponto da embreagem (esse é o famoso ponto de embreagem).

É nessa hora que você vai tirar o pé do freio, pois seu carro está pronto para se mover, e deve também fornecer mais força pro carro, faça isso PISANDO AOS POUCOS no acelerador, bem de leve mesmo que você vai notar ele se movendo, e só quando ele se mover você pode ir tirando totalmente o pé da embreagem.

Como frear o carro corretamente, sem deixar morrer

Se estiver com uma velocidade bem elevada, vá parando o carro, de maneira bem suave.
Não deixe para parar em cima de uma lombada ou perto de casa, comece antes, vá tirando aos poucos a velocidade do carro, essa é a maneira correta de dirigir e frear um carro.

Agora que seu carro está bem mais lento, é hora de cortar a ligação do motor com as rodas, pois os pneus não podem parar enquanto o motor estiver fornecendo força, concorda? Senão cairia naquele dilema.

E para cortar essa ligação do motor com o resto do carro, devemos pressionar a embreagem.
Pronto, agora o motor não está mais dando potência, o carro tá andando pela velocidade que tinha antes, pela inércia.

Agora sim devemos frear o carro até ele parar, portanto sempre que seu carro parar totalmente, seus pés devem estar na embreagem e no freio, sempre.

Note que durante toda esta lição falamos em DEVAGAR, AOS POUCOS e LEVEMENTE, e realmente ter calma é único segredo para dirigir um carro. As pessoas mais rapidinhas para fazer as coisas são, sem dúvidas, as que mais tem dificuldade de dirigir, e as pessoas ditas "lerdas" ou calmas são as que dirigem melhor e aprendem a dirigir corretamente, pois pressionam os freios levemente, soltam a embreagem realmente aos poucos, sentem o carro trepidar quando vai arrancar e apertam levemente o acelerador.

O segredo para dirigir bem é dirigir com calma. Apenas isso.

Fonte: http://goo.gl/eVJg6J

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