quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Direção eletrohidráulica consome menos combustível



Apesar das direções hidráulica e elétrica serem as mais conhecidas, existe também outra forma de direção assistida: a eletrohidráulica. É um sistema híbrido entre os dois modelos. Relativamente novo, também cumpre bem seu papel principal, que é facilitar a vida do motorista na hora das manobras.

O sistema eletrohidráulico tem o funcionamento semelhante ao da direção hidráulica. Ou seja, a direção fica mais leve graça ao óleo tocado por uma bomba que circula dentro da caixa de direção. Essa lubrificação auxilia o motorista na hora das manobras. A diferença é que essa bomba é acionada por um motor elétrico e não pelo motor do carro. Isso evita a perda de potência do automóvel. A consequência é menor consumo de combustível.

O sistema também precisa de manutenção periódica semelhante ao da direção hidráulica convencioal. Ou seja, é preciso o acompanhamento do nível de óleo e troca do fluido da caixa de direção nos prazos recomendados pela montadora.

Nome errado

Apesar de já estar no mercado há mais de cinco anos, a direção eletrohidráulica é confundida com a elétrica. Mas no sistema elétrico, não há óleo nem correias na caixa de direção. Todo o funcionamento é elétrico. Tanto na elétrica quanto na eletrohidráulica há um risco: pane elétrica. Neste caso, o volante ficará pesado, mas o motorista seguirá com o controle do carro.

Fonte: http://goo.gl/FZIwFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário