terça-feira, 12 de maio de 2015

Dicas para cuidar do escapamento do seu carro

Combustível adulterado e batidas em lombadas podem encurtar a vida útil do sistema
O escapamento do carro exige cuidados extras dos motoristas. Batidas em lombadas, uso de combustível adulterado e acúmulo de água na tubulação e nos silenciosos do componente do sistema de exaustão podem encurtar sua vida útil. Com pequenos cuidados no dia a dia, é possível manter o escapamento do automóvel em boas condições.

O engenheiro Henry Grosskopf, especialista em sistemas de exaustão, dá dicas para manter em ordem o escapamento. Grosskopf recomenda sempre abastecer o veículo em postos confiáveis. Os solventes adicionados ao combustível fraudado provocam a corrosão do sistema devido ao acúmulo de líquidos e aos gases mais agressivos resultantes da queima. Nos carros flex, o especialista aconselha o uso de gasolina, por liberar menos água na combustão e, assim, ser mais vantajoso em relação ao álcool.

Quando houver alguma rachadura no escapamento, o conselho de Grosskopf é a troca da peça em uma loja especializada. Segundo ele, soldar não resolve o problema, apenas adia a reposição. Ao fazer a troca, o engenheiro orienta que se verifique a data de fabricação do material. A informação vem gravada no silencioso da peça, indicando número e ano de produção.

O artigo 104 do Código de Trânsito Brasileiro determina a inspeção veicular. Partes soltas ou desgastadas do escapamento podem aumentar o ruído e a emissão de gases do veículo fazendo com ele seja reprovado nos critérios estabelecidos para a inspeção, de acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Este também é um bom motivo para manter o escapamento do veículo em ordem.

Fonte: http://goo.gl/DM9DFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário