sexta-feira, 7 de agosto de 2015
Cilindro é o palco principal do processo de combustão
O cilindro é o espaço que forma a câmara de combustão. Dentro dele entra a mistura ar-combustível e é também aí que o pistão corre, comprimindo a mistura, para inflamá-la, e permitindo a expulsão dos gases, explica Sérgio Rahde, professor de Engenharia Mecânica da PUC-RS.
CILINDROS X ECONOMIA
O número de cilindros não implica necessariamente em economia. O que conta é a capacidade volumétrica, ou seja, as cilindradas. Assim, um motor 1.0, seja três ou quatro cilindros, a princípio consome o mesmo. Quando há diferença, deve-se ao fato de o primeiro propulsor ser mais leve e ter outra distribuição de pesos, para citar alguns fatores.
O que mais interfere na economia é a forma de dirigir. Nesse sentido, um motor 1.4 tende a ser mais econômico que um 1.0, porque esse último é fraco, de potência pequena, e precisa estar sempre em rotação elevada, o que implica em consumo maior.
DESGASTE NATURAL
A princípio, o cilindro sofre apenas o desgaste natural – quando a manutenção é realizada conforme o manual. Um dos sinais de desgaste é a fumaça branco-azulada, que indica que o motor está “queimando óleo”. Com o uso, o cilindro vai ficando ovalizado na parte interna, o que faz com que o óleo fique na câmara de combustão. O mesmo motivo leva à perda de compressão e potência do propulsor. Lubrificantes de qualidade aumentam a vida útil.
Fonte: http://goo.gl/Xa45Ai
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